No devaneio de uma noite mal dormida nasceu esta sobremesa na altura ainda sem nome e só no momento em que a servi é que me decidi chamar-lhe de charlotte invertida.
Com uma apresentação diferente esta sobremesa foi a nossa tentação do fim de semana.
Ingredientes:
- 1 lata pequena de ananás em calda
- 1 embalagem de 250g de queijo mascarpone
- 2 pacotes de natas
- 1 iogurte de ananás
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 2 folhas de gelatina
- palitos La Reine (os suficientes para fazer as camadas)
Preparação:
Colocam-se as folhas de gelatina a demolhar cobertas em água fria e reservam-se.
Batem-se as natas com o açúcar até ficarem em ponto de chantilly, envolve-se o queijo mascarpone e o iogurte. Adiciona-se a gelatina escorrida e derretida no microondas, mistura-se bem e leva-se ao frio até ao momento de se começar a montar a charlotte.
Abre-se a lata de ananás, retira-se a calda para um prato fundo e com uma faca picam-se as rodelas do ananás reservando-se algumas rodelas para a decoração.
Retira-se o creme do frio coloca-se num saco de pasteleiro com um bico à escolha (o meu era 1M da Wilton), molham-se levemente os palitos La Reine na calda e num prato rectangular faz-se a primeira camada de palitos bem encostados uns aos outros.
Coloca-se por cima o creme decorado a gosto com o saco de pasteleiro, eu fiz rosetas de creme, e com cuidado espalha-se por cima do creme um pouco do ananás picado. Faz-se outra camada de palitos La Reine e assim sucessivamente, sendo a última camada de creme.
Decora-se a gosto com o ananás reservado e leva-se ao frio até servir.
A quantidade dos palitos La Reine é conforme o tamanho do prato que se escolhe e também o tamanho e número de camadas que nós queremos fazer, eu fiz três camadas e cada camada levou dez palitos La Reine que preencheram na totalidade o tamanho do prato.
Ainda me sobrou um pouco de creme e calda e deu para fazer uma tacinha à parte.
Sem comentários:
Enviar um comentário