sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O meu bacalhau com natas



Este foi o meu primeiro bacalhau com natas. Seguindo os conselhos da minha amiga Sónia (ambiguity) para cortar as batatas aos palitos pequenos (porque para o outro dia as batatas cozinhadas sabem mal)  saiu este prato que estava muito bom (acertei logo à primeira UPI).

Ingredientes:
3- postas de bacalhau médias
- batatas
2- cebolas médias
3- dentes de alho
1- folha de louro
- azeite qb
- pimenta qb
1- pacote de natas para culinária
1- pacote de bechamel dos grandes (não quis arriscar a fazer e o comprado além de ser bom é prático)
- leite qb
- queijo ralado qb

Preparação:
Coze-se o bacalhau em água durante 5 minutos, retira-se e deixa-se arrefecer um pouco para se fazer em lascas.
Fritam-se as batatas ao palitos pequenos, depois de fritas escorrem-se bem e reservam-se.
Leva-se ao lume o azeite com as cebolas cortadas em meias luas, o alho picado e a folha de louro e tempera-se com uma pitada de pimenta. Quando a cebola estiver loura sem estar queimada retira-se o louro e juntam-se as lascas de bacalhau  e deixa-se refogar um pouco. Em seguida, acrescentam-se as batatas e mistura-se tudo muito bem e deixa-se cozinhar mais um bocadinho.
Entretanto, misturam-se as natas e o bechamel e deita-se um pouco de leite (não muito para não ficar muito liquido) acrescenta-se metade desta mistura no bacalhau e mais uma vez mexe-se muito bem e deixa-se cozinhar por alguns segundos.
Deita-se o refogado numa assadeira e cobre-se com o restante bechamel e polvilha-se com o queijo ralado e leva-se ao forno a gratinar.

  
Este foi o meu prato.
 Pronto está bem eu admito, comi esta dose e depois servi-me outra vez.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...