segunda-feira, 5 de junho de 2017

Creme de gelatina de ananás



A sobremesa deste fim de semana foi fresca e com um sabor que eu adoro, ananás.



Ingredientes:
2- saquetas de gelatina de ananás
500ml- de água quente
250ml- de leite frio
- rodelas de ananás de conserva para o creme e para a decoração q.b.

Preparação:
Faz-se a gelatina com os 500ml de água quente conforme as instruções da embalagem, adiciona-se o leite frio e deixa-se acabar de arrefecer.
Entretanto, picam-se as rodelas de ananás, reservando-se algumas para a decoração.
Deita-se a gelatina em tacinhas mistura-se o ananás o picado e leva-se ao frio até solidificar.
Serve-se fresco decorado a gosto.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Folhado de salsichas, queijo e cogumelos


Saboroso, minimalista e combina com todas as ocasiões.




Ingredientes:
1- placa de massa folhada redonda (ou rectangular)
- salsichas tipo cocktail q.b.
- mostarda q.b.
1- lata pequena de cogumelos laminados
1- pacote dos pequenos de queijo Mozzarella ralado
1- gema de ovo batida
- sementes de sésamo (opcional)

Preparação:
Preaquece-se o forno a 220ºg.
Estende-se a  massa folhada e corta-se a meio. Pincela-se cada fatia com um pouco de mostarda, polvilha-se uma das partes com metade do queijo ralado, espalham-se os cogumelos e as salsichas, polvilha-se com o restante queijo e fecha-se o folhado com a outra fatia ficando com a parte da mostarda por dentro.
Pincela-se o folhado com a gema de ovo, polvilha-se com as sementes de sésamo e leva-se ao forno até estar cozido e dourado.
Serve-se quente ou frio.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Tarte fresca de morango




No Sábado o meu pai fez anos e como bolo de aniversário pediu-me para lhe fazer esta tarte fresca.




Ingredientes:
- palitos La Reine q.b.
2- pacotes de gelatina de morango
500ml- de água para a gelatina (250ml de água quente + 250ml de água fria)
2- pacotes de natas
6- colheres de sopa rasas de açúcar
1- iogurte grego de morango
- morangos q.b.
- açúcar para os morangos
2- folhas de gelatina
1- pacote de natas para bater (decoração)
3- colheres de sopa de açúcar
1- colher de sobremesa de aroma de baunilha
- gotas de limão
- corante cor de rosa
- morangos


Preparação:
Antecipadamente lavam-se os morangos (reservando-se os da decoração) retiram-se os pés, cortam-se aos pedacinhos, polvilham-se com açúcar e reservam-se até o açúcar derreter por completo.
De seguida, fazem-se os pacotes de gelatina conforme as instruções da embalagem mas só com 250ml de água quente e 250ml de água fria e deixa-se arrefecer sem solidificar.
Colocam-se as folhas de gelatina a demolhar em água fria.
Batem-se as natas com o açúcar, quando estiverem bem firmes junta-se alternadamente o iogurte e a gelatina de morango continuando-se sempre a bater.
Escorrem-se as folhas de gelatina e levam-se a derreter no microondas sem se deixarem ferver e misturam-se no creme.
Finalmente, passam-se os palitos La Reine pela calda obtida do açúcar dos morangos e forra-se o fundo  de uma forma de aro amovível, deita-se metade dos morangos que estiveram no açúcar por cima dos palitos, cobre-se com metade do creme, faz-se outra camada de palitos La Reine e morangos e finaliza-se com o restante creme.
Leva-se ao frio a solidificar.
Antes de servir, tira-se o aro da forma, batem-se as natas em ponto de chantilly com o açúcar, as gotas de limão, o corante e a baunilha e decora-se a tarte a gosto com as natas batidas e os morangos reservados.
Serve-se fresco.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Clafoutis de cereja


Ontem o dia foi passado no campo e aproveitamos para colher algumas das nossas cerejas, ao chegar a casa fiz este clafoutis para o pequeno almoço de hoje.



Ingredientes:
200ml- de leite
2- ovos
7- colheres de sopa cheias de farinha 
4- colheres de sopa de açúcar
1- colher de sopa de aroma de baunilha
1- colher de chá de fermento
- cerejas com caroço q.b.
- manteiga para untar

Preparação: 
Pré aquece-se o forno a 180º.
Unta-se uma tarteira com manteiga e dispõem-se as cerejas no fundo e reserva-se. 
De seguida, num recipiente com uma vara de arames mistura-se o leite, os ovos, o açúcar, a baunilha e mexe-se até ficar bem ligado. Adiciona-se, a farinha e o fermento e batendo-se bem para a massa não ficar com  grumos.
Deita-se a massa na tarteira e leva-se ao forno até estar cozido e dourado.



terça-feira, 18 de abril de 2017

Folar Transmontano


Este foi o folar deste ano, mais uma vez não tirei foto do interior, fica para a próxima. A receita já se encontra aqui publicada.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Charlotte de pêssego


A sobremesa do fim de semana passado, alegre, fresca e leve.



Ingredientes:
- palitos La Reine q.b.
2- pacotes de gelatina de pêssego
2- pacotes de natas
6- colheres de sopa rasas de açúcar
2- iogurtes de pêssego
1- lata de pêssego em calda
2- folhas de gelatina

Preparação:
Fazem-se os pacotes de gelatina, com 250ml da calda da lata de pêssego e deixa-se arrefecer sem solidificar.
Colocam-se as folhas de gelatina a demolhar em água fria.
Picam-se os pêssegos com uma faca, deixando-se alguns para a decoração.
De seguida batem-se as natas com o açúcar, quando estiverem bem firmes juntam-se os iogurtes continuando-se sempre a bater.
Alternadamente, sem parar de bater, acrescenta-se a gelatina de pêssego e os pêssegos picados.
Escorrem-se as folhas de gelatina e levam-se a derreter no microondas sem se deixarem ferver e misturam-se no creme.
Finalmente, passam-se os palitos La Reine (só a parte que não tem açúcar) pela restante calda do pêssego e forram-se as laterais de uma forma de aro amovível (com a parte do açúcar virada para fora, eu não forrei o fundo da forma, quem quiser pode forrar) deita-se o creme e leva-se ao frio a solidificar.
Serve-se fresco.


segunda-feira, 3 de abril de 2017

Rissóis de camarão


Esta foi uma das minhas tarefas do fim de semana, o recheio é a minha adaptação da receita do site "Sabor Intenso" a massa é a que costumo fazer sempre.
A foto não está como eu queria, mas os rissóis ficaram excelentes.



Preparação:
(recheio)
1Kg- de camarão
1L- de água
1- cebola picada
100g- de margarina
125g- de farinha
2- colheres de sopa de polpa de tomate
- salsa picada q.b.
2,5dl- de leite
1/2- limão
- sal, pimenta e noz-moscada q.b.
(massa)
2- medidas de farinha de trigo sem fermento (usei uma almoçadeira como medida)
1- medida de leite
1- medida de água
1- colher de sopa de margarina
- umas pedrinhas de sal
- farinha qb para polvilhar
- ovos e pão ralado (para panar os rissóis)

Preparação:
Cozem-se os camarões em água temperada com sal, cerca de 3 minutos.
Escorrem-se, reserva-se o caldo e descascam-se os camarões.
Num tacho, leva-se ao lume a margarina com a cebola, mexendo-se até começar a alourar. 
De seguida, junta-se a farinha, mistura-se bem e vai-se adicionando-se alternadamente o caldo e leite aos poucos, sem parar de mexer.
A seguir,  junta-se a polpa de tomate e os camarões, tempera-se com o sumo de limão, sal, pimenta e noz-moscada e a salsa picada. 
Deixa-se borbulhar, rectificam-se os temperos, retira-se do lume e deixa-se arrefecer.
Para a massa, coloca-se um tacho ao lume com a água, o leite, a margarina e uma pitada de sal e quando levantar fervura, junta-se de uma só vez a farinha.
Mexe-se muito bem  para evitar que a massa forme grumos e que se pegue no fundo da panela. Quando a massa já estiver em forma de bola e se despegar da panela retira-se do lume.
Coloca-se numa superfície limpa e enfarinhada e deixa-se arrefecer um pouco para não queimarmos as mãos.
Em seguida, estende-se um pouco de massa com o rolo, coloca-se uma colher de sobremesa de recheio no centro e dobra-se a massa ao meio e corta-se com a ajuda de um copo ou um cortador de rissóis.
Faz-se este processo até esgotar a massa e o recheio.
Batem-se os ovos num prato fundo e noutro prato deita-se o pão ralado e passam-se os rissóis primeiro pelos ovos e depois pelo pão ralado.
E estão prontos a fritar. Os que não se quiserem fritar congelam-se.

Pão de chouriço enformado

  Se podia ter um formato de pão com chouriço normal...poder podia, mas não era a mesma coisa.  Um pão com aspecto de folar de carne.  Ingre...