segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pudim de chocolate

Este pudim é muito agradável, a receita é de um número da revista "Mariana Culinária".

Ingredientes:
200gr- de chocolate em tablete para culinária
2dl- de natas
7- folhas de gelatina incolor
1- lata de leite condensado
3dl- de leite

Preparação:
Parte-se o chocolate em pedaços para um tacho e leva-se ao lume com as natas, mexendo-se sempre, até derreter e se obter um creme homogéneo.
Retira-se do lume e reserva-se.
Entretanto, demolham-se as folhas de gelatina em água fria, por três minutos.
Escorrem-se e levam-se ao lume a derreter em banho maria.
Numa tigela grande, misturam-se os leites com o preparado de chocolate e envolve-se a gelatina derretida.
Passa-se uma forma de pudim por água fria, escorre-se bem e verte-se o pudim para a forma.
Leva-se ao frio até solidificar.
Para desenformar mergulha-se a forma em água quente (sem deixar entrar água para dentro) até o pudim se descolar vira-se para um prato e decora-se a gosto.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pizza folhada

Estes folhados ficam muito bons e são muito práticos.
Foi num ápice que o prato ficou vazio, todos gostaram.


Ingredientes:
2- placas de massa folhada
- molho de pizza com oregãos de compra
- fiambre aos cubos a gosto
1- lata pequena de cogumelos laminados
- azeitonas pretas ás rodelas a gosto
1- embalagem de queijo para pizza
1- ovo

Preparação:
Começa-se por cortar a massa em círculos com a ajuda de um copo.
Por cada círculo espalha-se o molho, distribui-se o fiambre, os cogumelos, as azeitonas e polvilha-se com um pouco de queijo.
Para se fechar o folhado sobrepõe-se outro círculo por cima e fecham-se bem todas as pontas.
Repete-se este processo até se esgotarem os ingredientes.
Pincelam-se os folhadinhos com o ovo batido e levam-se ao forno a cozer até a massa estar dourada.
 
 
O formato e o tamanho dos folhados é a gosto, inicialmente a minha ideia era fazer em quadrado, mas como só havia massa folhada redonda tive que fazer em redondo para não haver tanto desperdício de massa.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O meu bolo de aniversário


Este foi o meu bolo de aniversário como é ao gosto da casa (confesso que é ao meu gosto é o meu preferido) fiz novamente o bolo de vinagre recheado e coberto com leite creme e decorado com raspas de chocolate, morangos e uma faixa lateral feita de chocolate.

sábado, 5 de outubro de 2013

Parabéns Para Mim

(imagem tirada da net)

 
Hoje é o dia do meu aniversário.
E o balanço de fazer 34 anos  é.............ainda estou aqui para as curvas (hi-hi).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uma Maratona de bolo

Como já referi anteriormente sou amiga da dona do Atelier Cake Design, e há umas semanas atrás fui ajuda-la a fazer um bolo de casamento.
Depois de dois dias de trabalho árduo, o resultado é o bolo que está na fotografia, 2 bolos quadrados de 26cm e 150 bolinhos individuais de chocolate com recheio de frutos silvestres e decorados com pasta portuguesa.
Acabou por ficar muito bonito e original, os Noivos e os convidados adoraram.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Panna cotta

O descanso acabou (mas só foi o blog que teve direito a descanso, a mim passou-me ao lado) e nada melhor do que começar com um docinho muito aromático.
Apesar desta sobremesa ser bastante conhecida esta é a minha versão.

Ingredientes:
4dl- de natas frescas
2dl- de leite
4- colheres de sopa de açúcar
4- folhas de gelatina
1- vagem de baunilha 
(molho)
- amoras q.b.
3- colheres de sopa de açúcar

Preparação:
Colocam-se as folhas de gelatina a demolhar em água fria.
De seguida, numa panela misturaram-se as natas e o leite com o açúcar.
Abre-se a vagem de baunilha no sentido do comprimento, raspa-se o interior para retirar as sementes e coloca-se a vagem e as sementes na mistura de natas mexendo-se tudo.
Leva-se a panela ao lume até  ferver.
Retira-se do lume, tira-se a vagem da baunilha (pode-se aproveitar para fazer açúcar baunilhado, deixa-se secar e coloca-se a vagem num frasquinho com açúcar) .
Entretanto, escorre-se a gelatina e junta-se às natas misturando-se bem.
Deita-se a panna cotta em tacinhas e serve-se decorado a gosto. 

Eu decorei com molho de amoras.
No dia anterior a fazer a panna cotta, lavam-se as amoras colocam-se num recipiente e colocam-se as 3 colheres de açúcar por cima e reservam-se no frio.
Quando o açúcar estiver derretido, deitam-se as amoras e o molho criado pelo açúcar numa panela e leva-se ao lume até ferver.
Deixa-se arrefecer e está pronto a servir.

Pão de chouriço enformado

  Se podia ter um formato de pão com chouriço normal...poder podia, mas não era a mesma coisa.  Um pão com aspecto de folar de carne.  Ingre...