segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Botelo com cascas

 

(imagem tirada da net)


(imagem tirada da net)



Botelo com cascas o almoço tradicional do Carnaval.


A História e a Geografia explicam-nos as causas das dificuldades sentidas pelos nossos antepassados para conseguirem dar de comer e dar de beber aos filhos, porque eles tinham fome, tinham sede, não tinham culpa de terem vindo ao Mundo. Precisavam de comer, só que inúmeras vezes apenas havia "Uma mão cheia de nada e outras de coisa nenhuma", frase da escritora Irene Lisboa | Do livro: Bragança Carta Gastronómica.


Dos tempos difíceis que se viveram nasceu a necessidade do aproveitamento e o nosso fumeiro é um dos exemplos. 


O botelo e as cascas é um prato típico em toda a região da Terra Fria. Este enchido é o companheiro inseparável das cascas, numa ligação essencial para a história do cozido. O botelo é um enchido de porco, feito com o bucho (estômago) do animal e recheado de ossos e cartilagem das vértebras e costelas e alguma carne. As cascas ou casulas, são um feijão que se colhe ainda na vagem quando o grão está bem formado, mas ainda não seco. A vagem parte-se em bocados e põe-se a secar ao sol, durante vários dias.


Por estes dias este prato cá em Bragança é Rei. Desde sempre é tradição na minha casa, amanhã junta-se a família à mesa para saborear esta iguaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...