segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Doce de Pêra Rocha

 


Uma fruta tão singela mas ao mesmo tempo tão majestosa, tão nossa e que faz um doce maravilhoso. 

Foi a primeira vez que fiz doce de pêra, quando acabar vou tornar a fazer, não segui nenhuma receita, fiz como faço o doce de abóbora mas só usei o açúcar e a canela, o casamento perfeito de ingredientes.

Fiquei rendida a este doce.




Ingredientes:

  • 2 Kg de pêras rochas descascadas e descaroçadas  
  • 1 Kg de açúcar
  • 3 paus de canela



Preparação:

Descascam-se e descaroçam-se as pêras. Cortam-se aos cubos pequenos, deitam-se num recipiente (uso a panela onde faço o doce) misturados com o açúcar e os paus de canela e deixa-se repousar até ao dia seguinte.
Leva-se a mistura da pêra ao lume e deixa-se cozer em lume brando. Durante a cozedura vai-se mexendo para a pêra se ir desfazendo e para o doce não pegar.
Quando a pêra estiver cozida retiram-se os paus de canela e tritura-se com a varinha mágica (eu não  trituro o doce por completo). 
Leva-se novamente ao lume com os paus de canela (gosto de colocar novamente os paus de canela) quando fizer ponto de estrada está pronto (faço o ponto de estrada na panela e não no prato).
De seguida, deita-se o doce em frascos previamente esterilizados e guardam-se  até ao dia seguinte virados com a tampa para baixo para criarem vácuo.
Depois é só saborear.

1 comentário:

  1. Sempre gostei muito de doce de perae há anos que não o provo...Antigamente nem se triturava, deixava-se ficar conforme 'calhava'. As últimas vezes que fiz, foi com uma qualidade de peras que nunca mais encontrei: as peras-marmelas ou de inverno, rijas de tal forma que nem davam para comer ao natural.Faziam um doce de comer e chorar por mais...

    ResponderEliminar

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...