Como já repararam ando desaparecida do meu cantinho, ainda agora iniciei o meu blog e já está ao abandono.
A minha saúde ultimamente não é a melhor e ontem fui operada em Gaia, já estou em casa mas as dores são terríveis e estou impossibilitada de fazer quase tudo.
Espero melhorar o mais rápido possível para regressar à minha cozinha.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Folar
Hoje deixo, já com algum atraso, a fotografia do folar típico de Trás-os-Montes, não publico a receita porque foi a minha sogra que o fez.
Qualquer dia aventuro-me a fazer um, na minha cozinha, e depois deixo a receita se sair bem.
O nosso folar não é feito com massa doce, a massa é tipo pão recheado com o nosso fantástico fumeiro e presunto.
Aproveito para deixar os meus parabéns à minha sogra que se esmera sempre para receber a sua família.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Bolo de bolacha de chocolate
A Páscoa já passou e para a sobremesa fiz um bolo de bolacha que roubei à Risonha mas desta vez como não tinha leite condensado cozido fiz com leite condensado de chocolate e ficou um espectáculo.
Ingredientes:
2- pacotes de natas
1- lata de leite condensado de chocolate
4- folhas de gelatina
1- pacote de bolacha maria
café q.b.
Preparação:
Demolham-se as folhas de gelatina em água fria, entretanto batem-se as natas bem batidas e junta-se o leite condensado e mistura-se bem.
Derrete-se a gelatina no microondas e junta-se ao creme anterior.
Faz-se o café e passam-se as bolachas neste.
Monta-se o bolo com camadas alternadas de bolachas e creme.
Leva-se ao frio até ser servido.
sábado, 11 de abril de 2009
terça-feira, 7 de abril de 2009
sexta-feira, 27 de março de 2009
Sopa de peixe
Preparação:
Faz-se um refogado com azeite, cebola, um dente de alho, louro, pimenta, pimentão doce, salsa picada e tomate.
Depois de estar tudo bem alourado junta-se a água do peixe que se cozeu à parte só com sal.
Deixa-se ferver algum tempo e vão-se rectificando os temperos.
O peixe cozido limpa-se da pele e das espinhas e desfaz-se em pequeninas lascas e junta-se, em seguida, à sopa e deixa-se ferver novamente.
Serve-se com tostinhas.
Eu costumo fazer esta sopa com pescada e por vezes quando rectifico os temperos acrescento um knorr de marisco ou de peixe.
quinta-feira, 26 de março de 2009
Delícia de ananás
Ingredientes:
6- ovos
1- lata de leite condensado
1- embalagem de gelatina de ananás
1- lata de ananás (não ponho a lata completa)
Preparação:
Misturam-se as gemas com o leite condensado até se obter um creme.
À parte, faz-se a gelatina com o sumo da lata de ananás e junta-se ao creme.
Batem-se a claras em castelo e adicionam-se ao preparado anterior.
Por último envolve-se o ananás cortado aos pedaços (normalmente só uso quatro rodelas) e leva-se ao frigorífico a solidificar.
Antes de servir polvilha-se com chocolate em pó.
Esta sobremesa é apreciada por todos o meus provadores oficiais e fica sempre bem, para a próxima vez vou reduzir o ananás em puré porque os bocadinhos ficam sempre no fundo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Pão de chouriço enformado
Se podia ter um formato de pão com chouriço normal...poder podia, mas não era a mesma coisa. Um pão com aspecto de folar de carne. Ingre...
-
Este foi o meu primeiro licor e foi feito em 2007. Gosto de fazer licores, todos os anos faço um de fruta diferente e guardo sempre uma ...
-
Esta receita é uma "mistura" de várias receitas que pesquisei. A massa ficou boa, mas na minha opinião os sabores da aguardente e ...
-
Um prato bem tradicional da nossa cozinha muito reconfortante. Ingredientes: 2-mãos de vaca (as quantidade dependem do numero de pessoas, ...
