quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Bifinhos de peru com cerveja da mesa para 4



Esta receita foi copiada deste blog http://mesapara4.blogspot.com/  e é uma delicia. Fiz umas pequenas alterações substitui as natas de soja por natas normais para culinária.
É mais um prato prático e que pode ter qualquer tipo de acompanhamento.

Ingredientes:
- bifes de peru em tiras
4- colheres de sopa de azeite
1- pacote de sopa de cebola
2- colheres de sopa de molho Inglês
1- colher de chá de mostarda
1- pitada de pimenta
1- cerveja branca de 33cl
200ml- de natas (de soja)

Preparação:
Temperam-se os bifes com a sopa de cebola desidratada, com o molho Inglês, a mostarda e com a pimenta e deixam-se repousar cerca de 30m.
Findo este tempo aquece-se o azeite e junta-se a carne e fica a fritar um pouco. Adiciona-se a cerveja e deixa-se cozinhar em lume brando cerca de 20m. Por fim, juntam-se as natas e deixa-se apurar o molho.

Os bifinhos cozinhados desta maneira ficam muito bons e bastante suculentos, para a próxima vou experimentar com coxas de frango.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Aletria



Da minha cozinha saiu hoje o primeiro cheirinho a Natal, uma aletria feita à pressa, mas que já foi quase devorada à colherada.
A receita que eu faço é sempre a olho nunca tenho uma medida certa, é triste mas é verdade mal a acabo de fazer não sei as quantidades que usei de alguns ingredientes.

Põe-se a aletria (cerca de 200g) a cozer num pouco de água com uma colher de sopa de manteiga uma pitadinha de sal e uma casca de laranja ou limão e vai-se mexendo.
Quando a água estiver apurada deita-se entre a meio litro a um litro (conforme a quantidade que se quer fazer) de leite e deixa-se cozer a massa em seguida junta-se açúcar a gosto tira-se a casca de laranja ou limão e mexe-se até o açúcar estar desfeito. À parte batem-se duas  gemas, ou três se os ovos forem pequenos, e misturam-se muito bem na aletria que já está fora do lume.
Deita-se numa travessa e decora-se com canela.

Peço desculpa por não ter as quantidades certas esta receita já era da minha avó e tanto ela como a minha mãe e agora eu fazemos intuitivamente.               

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Os bichinhos oferecidos pela Sónia





Obrigado pelos bichinhos Sónia http://ambiguity-artesdecorativas.blogspot.com/ só espero que à noite não miem muito (hi hi), senão meto-os num cesto e deixo-tos à porta.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Uma bela compra


(imagem retirada da net)


Já tenho esta máquina desde Outubro mas estou tão contente com ela que achei que deveria fazer-lhe uma pequena referência. Sempre tivemos máquina mas não tirava muito bem os cafés apesar de ser uma marca boa e cara (arrumei-a logo).
Agora os pequenos almoços são uma festa, ou sai um cappuccino,  ou um chococino ou um latte macchiato, é só escolher, e depois do jantar sai um café e para mim um descafeinado.
Definitivamente uma das melhores compras para a minha cozinha e não sou viciada no café imaginem se fosse.



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Polvo assado




Nestas noites de tanto frio uma comida reconfortante é muito bem vinda. Começa-se a refeição com uma sopa bem quentinha, que no meu caso foi caldo verde, e segue-se para um polvinho assado no forno com umas batatinhas assadas e um grelos salteados e acaba-se a refeição da melhor maneira com uma fruta da época, um dióspiro com bastante canela.
No fim ficamos quase a arrebentar, arrumo a cozinha e vamos para o sofá a ver televisão e quando damos por ela já dormimos o primeiro sono e de madrugada lá vamos nós para a cama pelo corredor fora quase a bater nas paredes com a pedrada de sono.
E isto foi a noite de ontém.

Preparação:
Coze-se o polvo (eu ponho água a ferver e pego numa das pontas do polvo e mergulho-o na água 3 vezes, e só depois deste ritual é que o ponho dentro da panela) quando estiver macio tempera-se com um pouco de sal deixa-se cozer mais um pouco e apaga-se o lume.
Enquanto o polvo coze dá-se uma cozedura ás batatas e cortam-se ás rodelas grossas com a casca e põe-se a assar naqueles grelhadores do fogão tipo frigideiras até ficarem com as marcas do grelhador.
Corta-se o polvo coloca-se no centro duma assadeira em volta põem-se as batatas que ainda não estão muito assadas e rega-se com uma mistura de azeite, pimenta, alho em pó, salsa picada e um pouco de vinho do porto e leva-se ao forno a tostar.
Cozem-se o grelos e colocam-se numa frigideira com azeite e alho e deixam-se tomar gosto.
Quando o polvo estiver tostado serve-se acompanhado dos grelos.

  Este é o tipo de grelhador onde pus as batatas, esta imagem foi tirada da net.
 

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fresquinho de ananás



Uma versão do fresquinho de tutti fruti mas em ananás, fica igualmente saboroso.
A receita já tinha sido postada mas fica novamente.

Ingredientes:
5dl de gelatina de ananás
2dl de natas

Preparação:
Prepara-se a gelatina conforme instruções da embalagem. Reserva-se no frigorífico, até arrefecer mas sem solidificar.
Batem-se as natas e envolvem-se na gelatina e distribui-se por taças.
Leva-se de novo ao frio, até prender.
Depois é só servir bem fresco

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Um pouco de natal



Para iniciar o mês do Natal não há nada melhor que uma imagem do presépio.
Esta fotografia foi tirada em Setembro numa das Capelinhas da Nossa Senhora do Naso ( concelho de Miranda do Douro) no dia da sua Romaria. É uma imagem muito simples mas que ilustra bem esta quadra festiva.
Na minha opinião acho que actualmente nos estamos a esquecer que o Natal é a celebração do nascimento de Jesus, é uma época de paz e amor e em algumas situações estamos mais preocupados com o consumismo, e com os acessórios do que com a simplicidade única do presépio. 

Pão de chouriço enformado

  Se podia ter um formato de pão com chouriço normal...poder podia, mas não era a mesma coisa.  Um pão com aspecto de folar de carne.  Ingre...