quarta-feira, 24 de março de 2010

Bolo de chocolate e nozes

Esta receita foi copiada do blog Colher de pau já há algum tempo mas ficou esquecida e só ontém é que a encontrei e confeccionei.
É um bolo que fica do tamanho de uma tarte mas é muito bom. Desaparece num ápice, quando ia a tirar uma foto a uma fatia já não havia.

Ingredientes:
(chávena com capacidade de 200ml)
120g- de chocolate de culinária
120g- de manteiga
2- colheres de sopa de whisky
1 1/2- chávena de nozes ou avelãs
1 1/2- chávena de açúcar
3/4- chávena de farinha de trigo
1- chávena de claras de ovos ( aproximadamente 7 claras)
1- pitada de sal

Preparação:
Pré- aquece-se o forno a 170ºC e unta-se com manteiga e enfarinha-se (polvilhei com chocolate em pó) uma forma com 22cm de diâmetro por 5cm de altura.
Derrete-se o chocolate com a manteiga, deixa-se arrefecer e acrescenta-se o whisky e reserva-se. Picam-se as nozes com 3/4 do açúcar na picadora de maneira a  não ficarem muito picadas (saltei esta parte cortei à quantidade de nozes e piquei-as grosseiramente com a faca) e colocam-se numa tigela e acrescenta-se a farinha.
Batem-se as claras em castelo com o sal, quando começarem a subir junta-se o restante açúcar (juntei o açúcar todo porque não piquei as nozes como já tinha referido) e bate-se até ficar bem firme. Junta-se delicadamente a mistura das nozes e em seguida, incorpora-se o chocolate derretido.
Coloca-se a massa na forma e vai ao forno cerca de 40m.
Ao fazer o teste do palito, este não deve sair completamente limpo, deverá ter um pouco de farelo de bolo, mas não muito húmido.
As rachadelas por cima do bolo fazem parte da receita.



3 comentários:

  1. Ficou com bom aspecto...e á medida que fui lendo a receita foi-me crescendo água na boca!!!
    Mas porque me meti eu numa dieta!!!

    ResponderEliminar

Mini Pavlovas de morango

  Ando atrasada na publicação de receitas estas mini pavlovas foram a nossa sobremesa do jantar do Dia de São Valentim. Ingredientes: 6 clar...