segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Nuvem de tiramisú e chocolate



Depois de tantos excessos esta época festiva está praticamente passada. Por aqui os dias foram passados em família, em casa dos meus pais e em casa dos meus sogros.
O dia de Ano Novo foi passado em minha casa só nós os dois, e para a sobremesa do jantar criei este doce, uma espécie de trifle com creme de tiramisú, mas igualmente saboroso.
O titulo da receita foi inventado agora à pressão.

Ingredientes:
4- ovos
100g- de açúcar
1- embalagem de queijo mascarpone de 250g
- sobras de bolo de chocolate
- Rum ou cognac qb
1- folha de gelatina

Preparação:
Batem-se as gemas com o açúcar até ficarem claras. Junta-se o queijo e bate-se até formar um creme homogéneo, à parte demolha-se a folha de gelatina em água e leva-se a derreter ao microondas (sem a água, se for para derreter no fogão deixa-se um bocadinho de água) e mistura-se no creme.
À parte, batem-se as claras em castelo e juntam-se ao preparado anterior (sem bater) e adiciona-se uma colher de rum ou cognac e mistura-se.
Desfaz-se o bolo em migalhas e misturam-se umas gotas de rum ou cognac.
Numa taça, ou em tacinhas sobrepõem-se camadas de bolo de chocolate e creme, sendo a última camada de creme.
Coloca-se no frio e antes de servir polvilha-se com raspas de chocolate.

8 comentários:

  1. Bem esta com um aspecto, que não e' brincadeira.
    Ficou super guloso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm.... que delícia com óptimo aspecto!!!
    Bjs....

    ResponderEliminar
  3. K aspecto.... :)
    beijinhos e um feliz ano novo

    ResponderEliminar
  4. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra
    Vi sua receita no petitchef e vim conhecer o seu blog... gostei muito... essa sobremesa deve ficar bem gostosa... qualquer dia tento fazer aqui em casa... Fiquei surpresa de saber que somos quase vizinhas... quando puder, faz uma visitinha lá no meu cantinho... http://amarsermae.blogspot.com
    beijinhos

    ResponderEliminar