quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ameijoas e berbigão à moda do meu pai

Este petisco foi o nosso jantar de ontem e soube muito bem.
Cada vez que como este prato lembro-me da minha infância, eu, os meus pais e a minha avó, à noite, a petiscarmos umas ameijoas ou berbigão preparados pelo meu pai enquanto víamos um  filme que estava a dar na televisão. Eu de pijama e com o meu robe cor de rosa, de joelhos em cima da cadeira a tentar chegar à panela primeiro que todos para me deliciar com esta maravilha,  é uma imagem que me ficará na memória para sempre. 

Ingredientes:
- Ameijoas e berbigão qb
1- cebola grande
2- tomates
2- dentes de alho
1- cerveja
- raminho de salsa
- sal e picante qb
1dl- de azeite
1- folha de louro 

Preparação:
Colocam-se as ameijoas em água, sal e farinha até perderem toda a sujidade.
Prepara-se um refogado com o azeite, a cebola cortada grosseiramente, o alho e o tomate picados, a salsa, o louro, o sal e o picante e a cerveja e deixa-se cozinhar.
Depois da cebola estar cozida acrescentam-se as ameijoas e o berbigão até abrirem e depois é só servir.

2 comentários:

  1. Que maravilha Sandra.
    O meu pai também custuma fazer este petisco, mas acho que não leva tomate.
    O teu têm um aspectro delicioso.
    Obrigado
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. olá boa tarde,antes demais deixe me feliçitá-la pelo seu magnifico blog tem de facto receitas maravilhosas.Adoro amenjoas estas realmente estão com um aspecto divinal,parabéns.
    Grata pela atenção
    Cumprimentos
    augustaribeiro77@hotmail.com

    Ps como sou seguidora do seu blog já há algum tempo gostaria de saber se me posso fazer seguidora.obrigada

    ResponderEliminar

Napoleão fingido

  Este foi o bolo que fiz para assinalar o aniversário do blogue. Não sei se o poderei de chamar de bolo porque toda a sua confeção nada tem...