quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Licor de groselha


Este foi o meu primeiro licor e foi feito em 2007. Gosto de fazer licores,  todos os anos  faço um de fruta diferente e  guardo sempre uma garrafa  para saborear de vez em quando com uma certa visita que quando chega a minha casa me pede um licor dos meus (não é D. Sónia).
A receita era da minha avó e é sempre a mesma só muda o sabor.


Enche-se a meio um frasco grande e de boca larga com groselhas e o resto de aguardente e guarda-se num local escuro no minimo um mês. Passado esse tempo filtra-se a aguardente.
Faz-se uma calda de água e açúcar em que as medidas são por cada meio litro de aguardente filtrada é meio litro de água e meio Kg de açúcar. Leva-se a água e o açúcar ao lume e deixa-se ferver mexendo sempre até o açúcar derreter e a calda estar bem misturada. Junta-se a calda e a aguardente e mistura-se muito bem e filtra-se.
Deita-se o licor numa garrafa e deixa-se repousar uns dias e depois é só provar.

Normalmente cada licor que faço rende sempre 3L, mas como em minha casa é raro bebermos álcool vou oferecendo e só fico com 1L.
Uma dica para quem quer filtar o licor mais rápido é colocar dentro de um funil um guardanapo ou um pano branco e bem limpo e é só encher cada garrafa.

5 comentários:

  1. É,é, principalmente o de ananás. Marrrrravilhaaaaaaaa das maravilhas.
    è verdade o teu JÁ SE ME ACABOU Á MUITO TEMPO.
    Espero por mais.

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de licor! Eu também gosto muito de fazer licores, este ano fiz um de tangerina para o Natal, ficou optimo.
    Beijinho
    Fatima

    ResponderEliminar
  3. Que bom!!
    Gostava de saber fazer.Parabéns
    bjs docinhos

    ResponderEliminar
  4. Estou fazendo varias receitas de licores,
    espero que fique bom!!!

    08 de fevereiro de 2011


    cesarina urbano

    ResponderEliminar

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...