quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Doce de abóbora

Depois de ter adiado várias vezes esta tarefa, no fim de semana decidi-me a fazer o doce de abóbora.
Esta abóbora era de desfiar mas não a desfiei porque já tinha uma grande dor de mãos de a estar a descascar e acabei por a partir aos bocadinhos.
Normalmente as receitas do doce de abóbora são semelhantes mas ao dar uma volta no blog   desastresculinarios.blogspot.com/  vi uma  muito interessante que levava aguardente e resolvi acrescentar este ingrediente à minha receita e ficou muito melhor.

Ingredientes:
2- Kg de abóbora limpa
1- Kg de açúcar
1- laranja
3- paus de canela
1- cálice pequeno de aguardente

Preparação:
Descasca-se, limpa-se a abóbora e corta-se aos bocadinhos pequenos e deita-se num recipiente misturada com o açúcar e deixa-se repousar até ao dia seguinte.
Leva-se a mistura da abóbora ao lume e acrescenta-se a raspa e o sumo da laranja, os paus de canela e a aguardente e deixa-se cozer. Durante a cozedura vai-se mexendo para a abóbora ir desfazendo, e claro para o doce não pegar. Se a abóbora não estiver muito desfeita retiram-se os paus de canela e passa-se com varinha mágica ao de leve (ou bem passada conforme os gostos) adicionam-se novamente os paus de canela e deixa-se acabar de cozinhar. 
Quando fizer ponto de estrada o doce está pronto, retira-se a canela e é só transferi-lo para os respectivos frascos.

1 comentário:

  1. Faço muitas compotas, e até já fiz de abóbora, mas desconhecia a ideia da aguardente no doce.
    para a próxima, vou fazer esta receita.
    Beijinhos
    Fatima

    ResponderEliminar

Pudim de bolacha Maria

  Este pudim foi a nossa sobremesa de Sexta Feira Santa, já tenho um pudim de bolacha Maria publicado, este varia um pouco mas não difere mu...